Você é comunicativo? Seus amigos dizem que você é criativo?
Essas são algumas das características mais relacionadas aos estudantes de publicidade e propaganda, no entanto, o curso vai muito além disso. Em publicidade e propaganda estuda-se o homem e a evolução de uma de suas necessidades mais básicas: a comunicação.

Por séculos a nossa habilidade de expressão social evoluiu e por muitos anos, pensava-se que ”comunicar” era apenas uma troca de informações. No entanto, a partir da criação de uma mensagem e da transmissão dela para outras pessoas, abrimos um verdadeiro leque de oportunidades: vendas, ensinamentos, indução de comportamentos e sensações e são essas dentre outras coisas que aprendemos em um curso de publicidade.

Como, o que, quando e qual a melhor forma de se comunicar
O estudante de comunicação estuda o comportamento dos consumidores para aprender a traçar perfis de público-alvo. Ele também estuda estilos de Design, formas textuais, expressão corporal e matérias que contribuirão para que ele saiba desenvolver conteúdos e conceitos relevantes ao público que as suas campanhas almejam atingir.
O desenvolvimento de uma campanha ou a criação de uma marca requer do publicitário habilidades específicas, como atender e entender o cliente e o que ele quer, pesquisar e definir o público-alvo a ser atingido por aquela mensagem, desenvolver as peças a serem usadas na campanha, distribuir a verba investida pelo cliente, elaborar plano de ações, plano de mídia e se você pensa que acabou, ainda tem muito mais! O publicitário também é encarregado de avaliar os resultados gerados por suas campanhas. No curso de publicidade e propaganda você desenvolverá habilidades e senso crítico para campanhas publicitárias eficazes, propagandas, planejamento de produtos, serviços e a criação e sustentação de marcas.

Áreas de atuação para o publicitário
O mercado da propaganda é muito amplo e, depois de formado, o publicitário pode atuar em áreas variadas. Com o avanço constante das novas tecnologia, o poder de compra cada vez maior dos consumidores e os perfis mais exigentes de clientes, as empresas e as organizações sentem cada vez mais a necessidade de se comunicar melhor com esses consumidores, entendê-los de forma clara e fazer com que seus produtos se destaquem.

Essa necessidade é, em geral, suprida pelos profissionais de publicidade e propaganda. Você pode atuar como gerente de departamentos de Marketing de empresas, realizando planejamentos, trabalhar em variadas funções em agências de propagandas (atendimento publicitário, redator, social mídia e criação), atuar em criação em estúdios de Design, fazer planejamentos em produtora de eventos, realizar assessoria de imprensa e trabalhar no Marketing ou comercial de veículos de comunicação.

Essas são só algumas das opções de trabalho para um publicitário. Existem também profissionais que atuam como autônomos, prestando serviços, desde a criação de peças publicitárias a consultorias especializadas. O mercado publicitário é rico em vagas, mas é um mercado exigente, por isso é sempre importante estudar, ser antenado e crítico às mudanças que ocorrem no mundo, ser observador, perceptivo e versátil. Afinal, as ferramentas utilizadas no dia a dia dos publicitários estão sempre sendo inovadas e os consumidores, os quais eles procuram impactar, estão sempre mudando e se tornando cada dia mais segmentados.

FONTE: UNIVERSIDADE FUMEC