Descrição da imagem: escala de cor pantone

Para entender um pouco este processo precisamos conhecer sobre as cores.

Cores primárias
Existem apenas três cores verdadeiras: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Elas são chamadas de primárias, porque nada pode ser misturado para produzi-los: eles devem ser feitos ou comprados. Com eles podemos fazer qualquer outra cor, exceto branco, que não é uma cor real.

Dependendo das três primárias que você escolher a partir da grande gama de vermelhos, azuis e amarelos você vai ter diferentes cores secundárias e terciárias.

Os três primárias que os artistas mais usam são: cádmio vermelho, azul ultramarino e amarelo limão.

Cores secundárias
Misturando pares de cores primárias chegaremos aos laranjas, verdes e violetas, que são chamados de cores secundárias.

Cores terciárias
São as misturas obtidas de uma cor primaria mais uma cor secundaria.

disco de cores

 

A psicologia das cores é um estudo que revela como nosso cérebro identifica transforma as cores em diferentes sensações. Cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas, por isso, é fundamental saber como usá-las.

Estudos mostram uma forte correlação entre as cores e as respostas emocionais. Com este ponto de vista é crucial saber a cor certa para determinar como sua marca será vista. Dependendo do efeito psicológico que as cores têm sobre nós, são chamadas quentes ou frias.

A escolha de mais de uma cor, faz sentido para as marcas que são plataformas ou comerciais, visto que abrigam grande quantidade de diferentes aplicações ou produtos. Fast Foods usam o vermelho em seus logos para estimular a fome. Preto, branco, prata e ouro são frequentemente utilizados nos logos de marcas de luxo para aumentar a sensação de sofisticação.

Uma escolha equivocada da cor da sua marca, embalagem ou anúncio pode culminar em resultados desastrosos. Por isso ao criar uma marca é necessário um estudo minucioso de cor.

 Belisário e Guedes e Comunicação