Branding é um conjunto de ações estabelecidas para a construção de uma percepção positiva quanto à marca junto aos seus consumidores.

 

Portanto, todas empresas executam branding, porém algumas conseguem transmitir seus valores de forma que criam conexões com seus clientes. Enquanto outras se tornam genéricas ao apenas transmitir quais são seus produtos e serviços, sem contar a história por trás da concepção da empresa. O Branding está situado não apenas na mente do consumidor, como também em seu coração, o que faz dela uma escolha óbvia tanto por aspectos racionais quanto emocionais.

Podemos assim entender que no atual cenário de alta competitividade entre as empresas, saber gerir sua marca é essencial. É através dessa estratégia que se torna possível criar uma conexão emocional positiva com seus consumidores e demonstrar os diferenciais do seu produto ou serviço.

Por isso sua marca precisa ter personalidade e propósitos para criar identificação com o público.

 

São 4 pontos principais que resumem a importância do Branding:

 

RECONHECIMENTO

É através do reconhecimento de uma marca em um setor do mercado que o consumidor começa a construir um valor sobre o produto e a empresa como um todo.

Portanto, a gestão da marca (Branding), quando realizada de maneira efetiva, gera esse reconhecimento e agrega valor para o negócio.

 

AUMENTO O VALOR DE UM NEGÓCIO

Ao adquirir um maior reconhecimento no mercado e, consequentemente, ao alavancar sua marca, o valor intrínseco se torna o grande diferencial dela, pois os seus clientes comprarão de você não porque precisam do objeto de permuta, mas porque se identificam com você.

 

ATRAI NOVOS CLIENTES

Uma boa gestão da marca atrai novos clientes uma vez que a qualificação de “boa marca” se dá pelo aspecto positivo que a acompanha.Os consumidores já chegam com uma visão positiva sobre a mesma, ao se conectarem com o que a empresa acredita, antes mesmo de analisarem o que é oferecido, tornam-se um lead de alto potencial.

 

USA A PROPAGANDA A SEU FAVOR

A propaganda é um dos elementos do Branding onde o objetivo da ferramenta se baseia no desenvolvimento do posicionamento, do propósito e dos valores da marca. Nessa etapa é importante usar uma comunicação coerente em todos os canais nos quais sua empresa se expõe, pois devemos lidar o branding como se fosse a personalidade da marca.

 

FONTE: JRCONSULTORIA / KICLE PAGES