Finalmente foi liberada a versão Business do WhatsApp, que chega com recursos estratégicos para ajudar as empresas a se relacionarem melhor com seus clientes e prospects.

As vantagens de utilizar a versão empresarial em relação à original são muitas: conta da empresa verificada e sinalizada como comercial, ferramentas para automatizar e classificar as mensagens, possibilidade de agendar mensagens, criar respostas automáticas, métricas de mensagem - o usuário consegue acompanhar as estatísticas sobre as mensagens e possibilidade de integração com chatbot.

Se utilizados de forma correta, estes novos recursos impactarão de forma muito positiva na organização e segmentação de contatos.

Esta nova versão possibilitará a criação de campanhas de vendas mais focadas nos interesses e comportamentos, bem como planos de ações e ativações em vendas, mas, é importante ressaltar que no WhatsApp prevalece o conceito de marketing de permissão, ou seja, ele é feito para quem quer ouvir o que sua empresa tem a dizer.

Nesse momento, acordo com o pessoal da startup Octadesk, os requisitos para ter uma conta empresarial verificada são ser uma PME e fornecer um número, fixo ou móvel, não vinculado a outra conta.

Idealmente, as empresas devem usar o WhatsApp para se comunicar com seus atuais clientes, mais do que tentar atrair novos pelo aplicativo, afinal, ninguém gosta de receber mensagens de números desconhecidos. Apesar disso, a responsividade tende a ser maior quando se usa o WhatsApp ao invés da ligação telefônica: os clientes rejeitam mais ligações vindas de números não encontrados do que mensagens personalizadas de texto.

O ideal é usar o WhatsApp Business para ações de marketing (mensagens personalizadas, aviso de promoções e novidades etc.), customer support (responder dúvidas dos clientes) e comunicação interna (tratar de questões rápidas e objetivas com os colaboradores, evitando ruídos na comunicação). Além disso, o aplicativo empresarial é uma excelente plataforma one-to-one para comunicação direta com os clientes.

Ao mesmo tempo, para dar conta do volume de mensagens dos clientes, é melhor só escolher o WhatsApp como ponto de contato para atendimento, caso esse volume não seja tão elevado, já que você corre o risco de se desorganizar e deixar o cliente sem respostas.

Outras formas (mais específicas) de usar o WhatsApp para negócios, na opinião da Octadesk para delivery de comida, concierge service, plataforma de booking, consultas médicas e serviços governamentais.

Como usar?
Para ajudar a usar a nova versão do app de forma estratégica, Simone Siqueira separou algumas dicas.

Mensagem de saudação: Construa uma mensagem pensada de forma estratégica, esse momento é ideal para gerar o máximo de engajamento, criando antecipação e autoridade da empresa na preparação da venda. Essa mensagem será enviada quando a pessoa entrar em contato com você pela primeira vez.

Analytics: Permitirá que a empresa verifique a quantidade de mensagens que recebeu e quais foram entregues, já que neste caso o receptor pode ter apagado seu número de contato do WhatsApp dele e por isso, mesmo estando em sua lista de transmissão, não irá receber.

Etiquetas: A criação de TAGs, como novo cliente, novo pedido, pago, pedido finalizado e outros são muito úteis para sinalizar conversas pendentes e permitem que o usuário categorize seus clientes e propects. Uma dica é gerar ofertas de vendas segmentadas e categorizadas por interesse em determinado produto ou serviço, inclusive, se sua empresa não investe em produto ou serviço que tenha pagamento recorrente, como Netflix por exemplo, pense na possibilidade de criar um para ampliar seu faturamento. “Algumas empresas, que são mais antenadas, observam o comportamento de determinados clientes e criam produtos específicos com preço mensal baixo e grande entrega. Um exemplo disso é o mercado da beleza, que oferece pacotes mensais para um conjunto de serviço”, destaca Simone.

Resposta rápida: Agora é possível criar atalhos para um texto já pronto. Você digita a mensagem que usa com maior frequência e atribui um atalho à ela, dessa forma não precisa escreva-la à todo momento.

Empresa física: Inclusão do mapa de localização, horários e dias de atendimento.

Empresa online: Inclusão do endereço de e-mail e possibilidade de direcionamento dos contatos para vários links.

FONTE: CIO FROM IDG