É comum existir confusão entre publicidade, propaganda e marketing, sendo que muitas pessoas podem acreditar que eles são a mesma coisa.

 Para ficar clara a compreensão de cada um desses conceitos, vamos falar um pouco sobre as principais diferenças.

Enquanto o marketing é um processo que envolve o estudo do cliente e o desenvolvimento de estratégias para conseguir atendê-lo, o foco da publicidade é atingir esse público por meio de uma comunicação que seja persuasiva e influencie a compra. Já a propaganda, tem foco na disseminação de ideias e comportamentos.

Na prática, vamos supor que uma empresa de uma certo alimento quer alavancar as vendas:

NA PUBLICIDADE: seria criado e veiculado o anúncio para a venda direta desse produto, que conteria as principais informações, ingredientes, nutrientes, preço e até o porquê a pessoa deveria comprá-lo;

NO MARKETING: seria realizado um estudo sobre as pessoas que compram este produto e quais são as suas dores, desejos e necessidades, de forma a criar estratégias para fazê-la entender que aquele produto solucionará um problema, induzindo-a a comprar;

NA PROPAGANDA: o produto não seria oferecido diretamente para esse cliente, o trabalho seria de mostrar, por meio da criação de conteúdo informativo, que por trás dele existe um valor, uma ideia a ser abraçada, como um processo produtivo mais sustentável, a promoção de hábitos saudáveis, qualidade vida, embalagem que não degrada o meio ambiente, etc.

Sendo assim estratégias discursivas equacionam as peças publicitárias com artimanhas elaboradas para impulsionar circulação da informação que, assim, gera a venda. O que aproxima publicidade, propaganda e marketing.

FONTE: conteudoconecta