Descrição da imagem: mão segurando o celular

TENDÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO PARA 2021

 

Vídeos curtos 

tomando o TikTok como exemplo, percebe-se que uma das maiores tendências de comunicação para 2021 serão os vídeos curtos.

O YouTube também embarcou nessa tendência, criando os Shorts. Ou seja, uma funcionalidade para vídeos de até 15 segundos que são produzidos e consumidos em smartphones.

Portanto, se a sua empresa deseja se manter atualizada, começar a gravar vídeos curtos nessas plataformas é uma boa opção.

 Eventos virtuais e transmissões ao vivo

Essa deve ser uma das tendências de comunicação que vai seguir firme em 2021. Em primeiro lugar, porque a sociedade já se acostumou. Outro fator importante foi o reconhecimento do quanto isso pode ser prático e econômico para as organizações. Embora as pesquisas indiquem também que as empresas prefeririam o modelo tradicional, a opção virtual ainda tem potencial a ser explorado.

Desse modo, ao que tudo indica, as transmissões online não devem substituir permanentemente os eventos presenciais. No entanto, a adaptação positiva do público a respeito dessa novidade é um importante sinal para as empresas. Afinal, nada impede que aconteça uma coexistência entre o modelo presencial e virtual.

Pesquisas visuais e por voz

Os números mostram que a pesquisa por voz ganhou um lugar estratégico nas tendências de comunicação para 2021. Além disso, a modalidade visual também não fica para trás. Em 2017, foi lançado o Google Lens para aprimorar a busca por imagens no buscador. A plataforma permite que o usuário consiga pesquisar o que quiser através de imagens. 

Desse modo, em 2021, a previsão é que 68,2% dos usuários de alto-falantes inteligentes optem pelo modelo da empresa de varejo dos Estados Unidos, segundo um relatório da eMarketer.

Mas por que é relevante para sua empresa investir nessa tendência de comunicação para 2021? As empresas que adaptarem seus sites para oferecer busca visual e por voz terão um maior número de navegação e um aumento de até 30% nas receitas do comércio digital em 2021.

Inteligência Artificial

O lançamento de uma nova plataforma do Google, na nuvem e voltada para esse propósito, chamada Document AI, comprova essa tendência. A ferramenta utiliza a IA para a leitura de documentos digitais. Na prática, ela transforma o conteúdo dos arquivos em uma rede de dados que pode, futuramente, agilizar demandas internas nas empresas. Portanto, é uma oportunidade para melhoria de processos nas organizações e quando é feita de forma inteligente e eficaz, a IA vem para ajudar as empresas, oferecendo um atendimento mais prático.

Humanização

As pessoas começaram a valorizar ainda mais o sentimento de acolhimento e identificação em relação às empresas das quais consomem conteúdo, produtos ou serviços. Mais de 60% dos clientes afirmam que receber um atendimento personalizado, seja por e-mail, chat ou mídias sociais é importante para eles. Contudo, a boa notícia é que as organizações já entenderam essa necessidade. É o que indica as pesquisas, que 63% das marcas acreditam no aprimoramento da experiência do cliente e 57% consideram que um dos principais desafios do setor é elevar a satisfação do público.

 

UX

Reafirmando o desejo do consumidor de ser compreendido e valorizado, a UX ganha força como uma das tendências de comunicação para 2021. O motivo para isso é que a User Experience existe para entender como é a experiência do usuário com um produto durante a sua jornada. Assim, consegue torná-la mais proveitosa. Outro efeito da UX é que ela acaba permitindo que a comunicação e o marketing sejam cada vez mais interativos, além de o público participar ativamente das propostas da empresa e as principais formas de embarcar nessa tendência são através da pesquisa, design dos sites e do conteúdo produzido.

Inbound PR

Mais de 80% dos clientes já tomaram uma decisão de compra antes mesmo de conversar com as marcas.

Isso significa que o cliente já buscou por conta própria todas as informações que julga relevantes para decidir se comprar algo ou não.

Por isso, o Inbound PR veio para unir as necessidades do mercado de RP às vantagens do Inbound Marketing. Essa técnica atual permite que os conteúdos divulgados pela área de comunicação estejam alinhados às necessidades do público-alvo, atraindo o potencial cliente para a marca.

FONTE:  Cortex - Inteligence