Quando a internet e os arquivos digitais começaram a se popularizar, a preocupação com o desaparecimento das mídias impressas foi grande. No entanto, hoje em dia é possível perceber que online e offline andam de mãos dadas quando o assunto é comunicação e marketing, já que as demandas de atendimento e captação de públicos não se moveram completamente para um único canal, mas diversificaram-se em inúmeros outros.

 

No caso do marketing, vários exemplos ilustram a preferência dos consumidores por motivos variados. Restaurantes e empresas de delivery investem significativamente em flyers e cardápios impressos , que são distribuídos em grandes quantidades e tanto servem de lembrança para clientes fidelizados quanto e alcance de públicos novos. Além disso, tags aplicadas a produtos e panfletos explicativos sobre outros produtos de uma determinada linha, por exemplo, agregam valor a produtos e causam boas impressões em clientes.

Cartões de visita ainda continuam a causar boa impressão e demonstram mais atenção do que trocar os números de telefone, da mesma forma que o envio de correspondência em datas comemorativas também se mostra diferente do imenso volume de mídias digitais recebidas nesses períodos. Panfletos e materiais de distribuição também fazem a diferença. Revistas e jornais ainda continuam com grande relevância para a população, o que faz com que anúncios em suas páginas continuem sendo vistos como uma forma eficiente de levar uma marca aos olhos do público. A qualidade de impressão e a beleza estética são grandes atrativos - e fundamentais - neste momento.

Por mais que a circulação de publicações com grandes tiragens tenham se reduzido, existem ainda segmentos que não abrem mão de determinadas revistas ou periódicos. Revistas sobre educação, decoração, automóveis, relatórios de gestão e publicações voltadas para certas profissões, por exemplo, atingem um número muito vasto de leitores de um certo tipo de interesse. Esse tipo de segmentação permite um investimento segmentado, assim como ocorre no marketing digital.

O marketing promocional nem sempre aparece de maneira ativa, podendo estar sutilmente em diversos materiais. A distribuição de calendários , marca-páginas e ventarolas , por exemplo, também é uma maneira bastante sutil e interessante de divulgar uma marca. Além de deixar o nome o contato em evidência, esse tipo de ação permite maiores liberdades criativas, o que implica em desenhos gráficos, frases e mensagens que refletem de forma bastante expressiva a identidade da marca e seu posicionamento frente aos clientes.

A preocupação ecológica também pode permear esse tipo de ação. O uso de papel reciclado ou de materiais associados que tragam consigo uma preocupação sustentável são boas pedidas, sobretudo para empresas que pensam em distribuir cadernos ou agendas.

Além disso, a utilização de papelaria personalizada também demonstra seriedade e profissionalismo. Papéis timbrados , enviados em envelopes únicos e com cartões de visitas bem feitos e de boa qualidade saltam aos olhos dos clientes e colocam a empresa em posição de destaque frente à concorrência.

Fonte: Terra